quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Turismo em Porto Alegre - Secretaria de Turismo qualifica taxistas para a COPA 2014

Taxistas são qualificados para atender turistas, em Porto Alegre
 

Inscritos no curso Táxi Turismo do Serviço de Aprendizagem do Transporte (SENAT) participam hoje, 24, de mais uma etapa do programa Porto Alegre Turística, da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), para a categoria. O convênio firmado entre a SMTUR e o SENAT pretende incorporar no currículo desses profissionais um conteúdo específico de sensibilização para o turismo e de qualificação no atendimento ao turista. O público-alvo são taxistas que trabalham em pontos fixos da capital gaúcha, como hotéis, aeroporto e shopping centers.

Nesta edição, a programação iniciará às 13h, com a apresentação de um vídeo sobre a capital gaúcha. Após a exibição, o grupo embarcará no city tour Linha Turismo para um passeio de reconhecimento dos atrativos da Zona Sul seguido de um workshop com palestra ministrada pela equipe técnica da área de Planificação da SMTUR.

No programa, que faz parte da Escola Social de Turismo de Porto Alegre, serão repassadas noções básicas sobre o que é atividade turística, a extensão de sua cadeia produtiva e o papel do setor de transporte, informações atualizadas dos principais atrativos da capital gaúcha além de dados para que os inscritos conheçam o perfil do visitante que a cidade recebe.  Os participantes irão receber apostila  e certificado.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Agosto 5, 2011 - Encuentro para la planificación estratégica de Mercociudades em Porto Alegre

Taller regional de planificación estratégica de Mercociudades

Bajo la consigna de “Ciudades integradas, inclusivas y participativas” cerró el taller regional de planificación estratégica de Mercociudades, que durante dos días reunió a representantes provenientes de todo el Mercosur, con el fin de profundizar el trabajo de esta red que en la actualidad reúne a 230 ciudades de la región.
Luego de dos día de debates y reflexión, en el que participaron representantes de Unidades Temáticas de la Red, miembros del Consejo, de la Secretaría Ejecutiva y de la Secretaría Técnica, se definieron un conjunto de acciones prioritarias para Mercociudades con el fin de fortalecer las acciones ya emprendidas y consagrar a la Red como un espacio de Ciudades Integradas, Inclusivas y Participativas.
Los puntos que más se destacaron en el debate fueron el interés por consolidar a la Red como un espacio de participación, que más allá de los límites territoriales mercosureños, pretende trabajar y articular acciones en Sudamérica en general, en consistencia con propuestas regionales como la UNASUR. También se mencionó la necesidad de fortalecer la incidencia política de la Red para pasar de ser una red propositiva en el Mercosur, a ser una red con posibilidades de gestionar acciones, considerando que está integrada y dirigida por gobernantes locales de toda la región. Esta es también una demanda que se ha instalado en el marco del Foro de Ciudades y Regiones del Mercosur (instancia de representatividad local en el bloque).
Otro de los puntos destacados fue el de la necesidad de contar con fondos de cooperación para la viabilidad de proyectos conjuntos entre las ciudades, con un perfil hacia temáticas prioritarias para la Red como, libre circulación de personas, ciudadanía regional, integración productiva e integración fronteriza. En las jornadas de debates se consideró que la financiación de proyectos podrías partir de un fondo de gobiernos locales creados por la misma Red, con el apoyo directo de las ciudades integrantes.
Los resultados de la jornada serán presentados por la Secretaría Ejecutiva de Mercociudades, actualmente a cargo de la ciudad de Belo Horizonte, en otras instancias de participación de la Red, el Plan Estratégico será finalmente avalado durante la XVI Cumbre de Mercociudades, a realizarse en Montevideo, los días 30 de noviembre, 1 y 2 de diciembre.
La actividad fue coordinada por la Fundación brasileña Dom Cabral y la Prefeitura de Belo Horizonte.
Fuente: Mercociudades 


5 de agosto de 2011 - Reunião para o planeamento estratégico de Porto Alegre los Mercocidades

Workshop regional sobre Mercocidades planejamento estratégico

Sob o lema "Cidades integradas, inclusivas e participativas" o worksohp regional de planejamento estratégico da Rede Mercocidades, durante dois dias reuniu representantes de todo o Mercosul, a fim de prosseguir o trabalho da Rede que se reúne hoje para 230 cidades na região.

Após dois dias de debate e reflexão, representantes  de Unidades Temáticas da Rede, membros do Conselho, a Secretaria Executiva e da Secretaria Técnica, definiram um conjunto de ações prioritárias para Mercocidades com objetivo de fortalecer ações já empreendidas e consagrar a Rede como um espaço para cidades integradas, inclusivas e participativas.

Os pontos destacados na discussão foram o interesse de consolidar a rede como um espaço de participação, além dos limites territoriais mercosureños, pretendendo trabalhar e coordenar as ações na América do Sul, de modo geral, em consonância com as propostas regionais como UNASUL.

Também foi mencionado a necessidade de reforçar o impacto político da Rede para que passe a ser uma rede pró-ativa no Mercosul, a ser uma Rede com possibilidade de gerenciar ações, considerando que elas são construídas e executadas pelos governos locais da região. Esta é também uma demanda que foi defendida no Fórum das Cidades e Regiões do Mercosul (instância de representação local no bloco).

Outro ponto destacado foi a necessidade de fundos de cooperação para a viabilização de projetos conjuntos entre as cidades, com um perfil de prioridades temáticas para a Rede, como a livre circulação de pessoas, a cidadania regional, a integração produtiva e a integração fronteiriça. Nas discussões se considerou que o financiamento de projetos poderia partir de um fundo, criados pelos governos locais da Rede Mercocidades, com o apoio direto das cidades membros.

As conclusões dos trabalhos, serão apresentadas pela Secretaria Executiva de Mercocidades, atualmente no comando da cidade de Belo Horizonte, para as outras instâncias orgânicas da Rede, e o Planejamento Estratégico será finalmente aprovado na XVI Cimeira da Rede Mercocidades a ser realizada em Montevidéu, em 30 de novembro, 1 e 2 de Dezembro.

O evento foi coordenado pela brasileira Fundação Dom Cabral e da Prefeitura de Belo Horizonte.

Agosto 5, 2011 - Conselho de Mercocidades reunido em Porto Alegre

Na última sexta-feira, dia 05 de agosto, culminou em Porto Alegre uma intensa semana de atividades organizadas pela Rede de Mercocidades, após o encontro da Unidade Temática de Turismo, a atividade para definir um plano estratégico da Rede, finalmente se realizou o Conselho de Mercocidades, com a presença dos prefeitos de Bagé, Porto Alegre e Belo Horizonte, junto à Vice-prefeita de Montevidéu e representantes de cidades de toda a região.
Foto: Cristine Rochol/PMPA
Conselho da Rede Mercocidades em Porto Alegre
Durante a abertura do evento o Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, manifestou seu entusiasmo por receber às delegações do MERCOSUL, destacando que “o mundo globalizado se converteu de redondo a plano com as novas facilidades tecnológicas, mas apesar disso, as cidades continuam sendo o espaço cidadão por excelência”. Neste contexto, “Mercocidades ajuda a alcançar aquilo que realmente interessa, atender cada vez melhor aos cidadãos.”

De imediato, após a mesa de abertura, assinou-se um acordo de cooperação entre Mercocidades e o Centro Internacional de Formação para Atores Locais (CIFAL) com o fim de gerar instâncias de formação e troca de experiências. Outro acordo foi alcançado com a organização Biominas Brasil, com o fim de promover negócios regionais em relação à biotecnologia, e particularmente para articular ações conjuntas com a Unidade Temática de Ciência e Tecnologia de Mercocidades.

Mais adiante foi apresentada a experiência de Porto Alegre em democracia participativa, como exemplo de modelo inovador de democracia nas cidades, e a experiência da Agência de Cooperação e Investimento da cidade colombiana de Medellín, como um importante exemplo de processo de internacionalização.

A jornada continuou com a apresentação do balanço semestral da rede, com o anúncio das atividades para o próximo semestre (acesse a apresentação), dentro das quais se destacam a 4ª Mostra de Ciência e Tecnologia de Mercocidades, que se realizará em São Carlos, Brasil, de 25 a 29 de outubro. E a XVI Cúpula de Mercocidades, que terá como sede a cidade de Montevidéu, nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro de 2011.

Outro tema destacado da jornada foi o debate com respeito às propostas de reforma do estatuto da Rede, expostas por parte da Comissão Diretiva de Mercocidades, com o objetivo de atualizar este estatuto, segundo as necessidades atuais de mudança da Rede. Esta proposta se junta a de criação de um Plano Estratégico de trabalho a futuro.



05 de agosto 2011 - Reunión en Porto Alegre del Consejo Mercociudades

El viernes, 05 de agosto, culminó en Porto Alegre una intensa semana de actividades organizadas por la Red Mercociudades, después de la reunión de la Unidad Temática de Turismo, la actividad para definir un plan estratégico de la Red,  finalmente se llevó a cabo la reunion del Consejo de Mercociudades, al que asistieron los alcaldes de Bagé, Porto Alegre y Belo Horizonte, con el teniente de alcalde de Montevideo y representantes de ciudades de la región.

Durante la ceremonia  el alcalde de Porto Alegre, José Fortunati, expresó su entusiasmo para la recepción de las delegaciones del MERCOSUR, señalando que "el mundo se ha globalizado  con los nuevos avances tecnológicos, mas las ciudades  siguen siendo el espacio ciudadano por excelencia. " En este contexto, "Mercociudades ayuda a lograr lo que realmente importa, para servir mejor a los ciudadanos".

Inmediatamente después de la sesión de apertura, firmó un acuerdo de cooperación entre Mercociudades y el Centro Internacional de Formación de Actores Locales (CIFAL), con el fin de generar instancias de capacitación e intercambio de experiencias. Otro acuerdo se firmó con la organización Biominas Brasil, con el fin de promover los negocios regionales acerca de la biotecnología, y en particular para coordinar acciones conjuntas con la Unidad Temática de Ciencia y Tecnología de Mercociudades.

Más tarde se presentó la experiencia de la democracia participativa en Porto Alegre como un ejemplo de modelo innovador de la democracia en las ciudades, y la experiencia de la Agencia de Cooperación e Inversión en la ciudad colombiana de Medellín, como un ejemplo importante del proceso de internacionalización.

El trabajo continuó con la presentación del balance semestral de la red con el anuncio de las actividades para el próximo semestre (acceder a la presentación), en el que destacan 4 º Salón de Mercociudades de Ciencia y Tecnología que se celebrará en Sao Carlos, Brasil , 25-29 de octubre. Y XVI Cumbre de Mercociudades, que tendrá su sede en la ciudad de Montevideo el 30 de noviembre, 1 y 2 de diciembre de 2011.

Otro tema importante del día fue el debate con respecto a las propuestas para reformar el estatuto de la Red, expuestos por el Comité Directivo de Mercociudades, con el objetivo de actualiza-lo, de acuerdo a las necesidades actuales  de la red. Esta propuesta se une para crear un plan estratégico para el trabajo futuro.

Legado Social e Sustentável da COPA 2014 para Porto Alegre



Presentación de SECOPA, en Porto Alegre, en la reunión de Unidad Temática de Turismo/UTT, de la Red Mercociudades, el 3 de agosto de 2011.

COPA 2014 como un legado de la movilidad urbana y sostenible debido social a la llegada de la Copa del Mundo 2014 en Porto Alegre, una ciudad basada en los juegos de la Copa del Mundo de 2014.

Apresentação da SECOPA Porto Alegre na REUNIÃO UNIDADE TEMÁTICA DE TURISMO/UTT, da REDE MERCOCIDADES, em 02 de agosto de 2011.

Obras de mobilidade urbana como legado social e sustentável decorrentes do advento da COPA 2014, em Porto Alegre, uma das cidades-sede de jogos da Copa do Mundo de 2014.

Agosto 4, 2011 - Unidade Temática do Turismo defende parcerias público-privadas para promoção de produtos turísticos

COPA 2014 foi pauta da reunião da Unidade Temático do Turismo, em Porto Alegre

A Unidade Temática Turismo da Rede Mercocidades encerrou nesta quinta-feira, 4 de agosto, em Porto Alegre, o encontro que reuniu secretários e dirigentes de Turismo de capitais e cidades da Argentina, Uruguai e  Brasil o debate de temas de interesse para a integração regional no âmbito do Mercosul, com ênfase nas oportunidades oferecidas pela Copa do Mundo 2014. Realizado no Hotel Embaixador, Centro Histórico, o encontro, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), ocorreu paralelamente à reunião da Rede Mercocidades que prossegue até amanhã, 5, no mesmo local.

A pauta do último dia do encontro foi centrada no encaminhamento de propostas temáticas para o 7º Congresso de Turismo da Rede Mercocidades, que ocorrerá em 2012 na Capital gaúcha, coordenadora do colegiado por meio da SMTUR.

 Entre elas, a de que seja  ampliado o debate sobre a criação de parcerias público-privadas para agilizar e
descentralizar os serviços estatais no atendimento de demandas sociais e na execução de projetos voltados à integração de cidades e países das Mercocidades.


Ronaldo Garcia: Terminal Turístico Portuário de Porto Alegre promoverá nosso turismo integrado com a Bacia do Prata
No entendimento dos integrantes da UTT, a presença da  iniciativa privada dará  “um salto de qualidade” no desenvolvimento e execução de novos roteiros e produtos turísticos segmentados que integrem destinos do Mercosul.

O desenvolvimento do turismo marítimo internacional integrando Porto Alegre com cidades portuárias argentinas e uruguaias que já registram grande fluxo turísticos em seus portos foi uma das perspectivas apontadas como novo produto para o Turismo em Porto Alegre, defendeu Ronaldo Garcia, Assessor de Relações Institucionais da Secretaria do Turismo da Capital. Neste sentido, ganhou força na UTT o  apoio ao projeto, pelas cidades presentes.



04 de agosto 2011 - Unidad Temática de Turismo aboga por alianzas público-privadas para promover los productos turísticos

COPA 2014 agenda de la reunión fue el tema de la Unidad de Turismo en Porto Alegre

La Unidad Temática de Mercociudades Red de Turismo terminó el jueves, 4 de agosto de Porto Alegre, el encuentro reunió a los líderes y secretarios de Turismo y las capitales de Argentina, Uruguay y Brasil  la discusión de temas de interés para la integración regional dentro del Mercosur, con énfasis en las oportunidades ofrecidas por la Copa del Mundo 2014. Celebrada en el Hotel Ambassador, Centro Histórico, la reunión, coordinada por el Patronato Municipal de Turismo (SMTUR), se produjo en paralelo con la reunión de la Red de Mercociudades, que se extenderá hasta mañana, 5, en el mismo lugar.

La agenda del último día de la reunión se centró en la presentación de propuestas temáticas para el 7 º Congreso de Turismo Red de Mercociudades, que tendrá lugar en 2012 en Porto Alegre, coordinador de la UTT a través de SMTUR.

 Entre ellos, que es el extenso debate sobre la creación de asociaciones público-privadas para acelerar y
descentralización de los servicios del gobierno en atender las demandas sociales y la ejecución de proyectos dirigidos a la integración de las ciudades y los países de Mercociudades.

En opinión de los miembros de la UTT, la presencia del sector privado le dará un "salto cualitativo" en el desarrollo e implementación de nuevas rutas y productos dirigidos a destinos turísticos que integran el Mercosur.

El desarrollo del turismo marítimo en Porto Alegre con la integración de las ciudades puerto internacional de Argentina y Uruguay que han grabado el flujo turístico importante en sus puntos de vista de los puertos fue identificado como un nuevo producto para el turismo en Porto Alegre, defendió Ronaldo García, Asesor de  Relaciones Institucionales de la Secretaría de  Turismo de Porto Alegre. En este sentido,  cobró impulso, en la UTT,   apoyo del proyecto, traves de las ciudades  presentes.
 

Agosto 3, 2011 - Rede Mercocidades faz debate sobre turismo na Copa


UTT debate sobre o legado da COPA 2014 e a sua repercussão nos países vizinhos 

Secretários e dirigentes de Turismo de municípios que integram a Unidade Temática Turismo (UTT) da Rede Mercocidades reúnem-se dias 03 e 04 de agosto, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, para tratar de estratégias de desenvolvimento sustentável para o turismo no âmbito do bloco regional para a Copa 2014.

Neste primeiro dia do encontro tem-se como foco central os debates para a Copa 2014 e o papel dos governos locais em relação aos legados do evento esportivo e turístico nas questões de gênero, segurança cidadã e desenvolvimento social também será discutido.

O turismo como fator de desenvolvimento sustentável e de inclusão foi tema de debates

Para o encontro, organizado pela Secretaria de Turismo de Porto Alegre, estão presentes representantes da Secretaria Executiva e da Secretaria Técnica Permanente da Red Mercociudades e dirigentes de Turismo de Buenos Aires e Montevideo, além das cidades uruguaias de Maldonado/Punta del Este e Colônia. Estão presentes também representantes de Belo Horizonte e de São Carlos (SP).

Reuniões da UTT tem aprofundado o debate sobre a necessidade de projetos integrados entre cidades da Rede

A rede, criada em 2005, busca promover a inserção das cidades no processo de integração do bloco regional. É integrada por 260 cidades associadas da Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolívia, Peru e Brasil, que possui o maior número de municípios participantes.


03 de agosto 2011 - Red Mercociudades debate sobre el turismo en la Copa

UTT debate sobre el legado de la Copa del Mundo de 2014 y su impacto en los países vecinos

Secretarios y jefes de municipios de la Unidad Temática de Turismo de Mercociudades Red de Turismo (UTT) se reúnen días 03 y 04 de agosto en el Hotel Ambassador de Porto Alegre, para hacer frente a las estrategias de desarrollo sostenible para el turismo en el bloque regional para la Copa del Mundo de 2014.

En este primer día de la reunión tiene como foco central de los debates de la Copa del Mundo de 2014 y el papel de los gobiernos locales en relación con el legado de la prueba deportiva y el turismo en las cuestiones de género, seguridad pública y el desarrollo social también serán discutidos.

Para el encuentro, organizado por la Secretaría de Turismo de Porto Alegre, asisten representantes de la Secretaría Ejecutiva y la Secretaría Técnica Permanente de la Mercociudades Red y los líderes de Turismo de Buenos Aires y Montevideo, Uruguay más allá de las ciudades de Maldonado / Punta del Este y Colonia. También están presentes los representantes de Belo Horizonte y São Carlos (SP).

La red, creada en 2005, busca promover la inclusión de las ciudades en el proceso de integración del bloque regional. Se compone de 260 ciudades miembros de Argentina, Paraguay, Uruguay, Venezuela, Chile, Bolivia, Perú y Brasil, que tiene el mayor número de municipios participantes.
 

Agosto 3, 2011 - Porto Alegre receberá ao Conselho de Mercocidades

Nos dias 4 e 5 de agosto a cidade brasileira de Porto Alegre receberá a autoridades e funcionários de governos locais de todo o MERCOSUL em ocasião da próxima reunião do Conselho de Mercocidades e a realização de uma Oficina estratégica para debater sobre a Rede. Ambas as atividades serão realizadas no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, RS (Brasil).
A jornada começará no dia 4 de agosto com a Oficina de Planejamento Estratégico para a Rede de Mercocidades, coordenado pela Fundação Don Cabral e pela Secretaria Executiva da Rede. Durante este encontro participarão coordenadores e subcoordenadores das Unidades Temáticas de Mercocidades.

A Oficina concluirá no dia 5 de agosto com uma conversa da Agência de Cooperação e Investimento de Medellín e da Área Metropolitana (ACI Medellín), sob o nome “A cooperação internacional como política pública”.

No dia 5 pela tarde se dará início à reunião do Conselho, que abrirá com a participação dos Prefeitos de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, e de Porto Alegre, José Fortunati, também participará a Intendenta de Montevidéu, Ana Olivera.

De imediato, após a abertura, começará a apresentação do Ministro de Ciência e Tecnologia do Brasil, Aloízio Mercadante, sobre a inovação tecnológica como propulsora do desenvolvimento econômico local e a integração produtiva na América Latina. A continuação, refletindo estrategicamente sobre Mercocidades desde a perspectiva das mudanças institucionais de uma rede que cresce e se desenvolve, o Presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), João Coser, apresentará o caso paradigmático da FNP neste tema.

A partir das 16 horas se realizará o balanço semestral de Mercocidades, no qual se apresentará o estado da situação da Rede de dezembro de 2010 a junho de 2011, o relatório financeiro, e se refletirá sobre a participação da Rede na Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (FLACMA). Para culminar este balanço também se abordará a IV Mostra de Ciência e Tecnologia de Mercocidades, que se realizará em São Carlos – Brasil, no mês de outubro.

Ao término da jornada se apresentará o programa para a XVI Cúpula de Mercocidades que se realizará em dezembro de 2011 em Montevidéu.

3 de agosto 2011 - Porto Alegre recibirá el Consejo de Mercociudades

El 4 y 5 de agosto la ciudad brasileña de Porto Alegre recibirá a las autoridades y funcionarios de gobiernos locales de todo el MERCOSUR en la próxima reunión de las Mercociudades y la realización de un taller para discutir la red estratégica. Ambas actividades se llevarán a cabo en el Hotel Ambassador en Porto Alegre (Brasil).

Trabajo comenzará el 4 de agosto con el Taller de Planificación Estratégica para la Red de Mercociudades, coordinada por la Fundación Don Cabral y la Secretaría Ejecutiva de la Red. Durante esta reunión y participar en el Sub-coordinador de los coordinadores de las unidades temáticas de Mercociudades.

El taller concluirá el 05 de agosto con un análisis de la Agencia de Cooperación e Inversión de Medellín y el Área Metropolitana (ACI Medellín), bajo el nombre de "Cooperación internacional y políticas públicas".

Por la tarde, cinco días para iniciar la sesión del Consejo, que se abre con la participación de los alcaldes de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, y Porto Alegre, José Fortunati, también estarán presentes el alcalde de Montevideo, Ana Olivera.

Inmediatamente después de la apertura, se iniciará la presentación de la ministra de Ciencia y Tecnología de Brasil, Aloizio Mercadante, en la innovación tecnológica como motor de desarrollo económico local y la integración productiva en América Latina. Además, lo que refleja estratégicamente sobre Mercociudades desde la perspectiva de los cambios institucionales de una red que crece y se desarrolla, el presidente del Frente Nacional de Alcaldes (FNP), João Coser, presentará el caso paradigmático de la FNP en esta área.

De 16 horas para mantener el equilibrio del semestre de Mercociudades en la que el actual estado de cosas de la red en diciembre 2010-junio 2011, el informe financiero, y reflexionar sobre la participación de la Red de la Federación Latinoamericana de Ciudades, Municipios y Asociaciones de Gobiernos Locales (FLACMA). Para colmo de este balance también se ocupan de la Cuarta Exposición de Mercociudades de Ciencia y Tecnología que se celebrará en São Carlos - Brasil, en octubre.

Al final del día se presentará el programa de la XVI Cumbre de Mercociudades que se celebrará en diciembre de 2011 en Montevideo.



Maio 31, 2011- Rede Mercocidades: Turismo debate a ampliação de parcerias público-privadas

Turismo debate a ampliação de parcerias público-privadas na reunião da UTT
O encerramento, nesta terça-feira, 31, da reunião da Unidade Temática Turismo (UTT) da Rede Mercocidades foi marcado pelo consenso de que a operacionalização de projetos e programas de integração produtiva regional no setor, no âmbito do Mercosul, passa necessariamente pela ampliação das parcerias público-privadas entre municípios, a área empresarial do setor e instituições universitárias, entre outros segmentos.

Aberto segunda-feira, 30, em Porto Alegre, o encontro organizado pela Secretaria de Turismo da capital gaúcha (SMTUR), cidade que coordena a UTT, teve a participação do coordenador da Secretaria Técnica Permanente da Rede Mercocidades, Jorge Rodriguez, da assessora da Secretaria Executiva da Rede, Giovanna Arjonilla, dos dirigentes de Turismo de Montevidéu, Claudio Quintana, de Rocha, Ana Caram Rivero, e de Maldonado (Uruguai), Álvaro Bertoni, da cidade argentina de Villa Gesell, Walter Fonte, além de coordenadores e técnicos da SMTUR das áreas de planejamento, marketing e informação turística.


Parcerias e a promoção de projetos integrados foram defendidos por Ronaldo Garcia

De acordo com o coordenador de Relações Institucionais da SMTUR, Ronaldo Garcia, as parcerias entre as áreas pública e privada estarão focadas no processo de integração das cidades da região, com implementação de projetos voltados para o desenvolvimento sustentável do turismo, a inclusão social e o fortalecimento da cidadania regional. Além das parcerias público-privada foram debatidas a necerssidade de desenvolver-se atividades voltadas para a promoção de roteiros turísticos integrados entre os países que compõe a Rede Mercocidades. A criação de mecanismos de controle e monitoramento das informações sobre o turismo, formas de comunicação integrada e o intercâmbio entre as cidades-membro da UTT devem ser igualmente contempladas nos projetos futuros.

Tema da pauta da reunião, o calendário de atividades da unidade temática foi reavaliado. Com isso, nos dias 3 e 4 de agosto, os dirigentes de Turismo estarão novamente reunidos na capital gaúcha para tratar dos eixos temáticos do Congresso da Unidade Temática Turismo (UTT) da Rede Mercocidades, que se realizará em Porto Alegre. 


31 de mayo 2011 - Red Mercociudades:  Turismo debate la expansión de las asociaciones público-privadas

El cierre, el martes 31 la reunión de la Unidad Temática de Turismo (UTT) ha sido marcado por la Red de Mercociudades consenso en que la puesta en marcha de proyectos y programas de integración productiva regional en el sector en el Mercosur, implica necesariamente la expansión de asociaciones público-privadas entre los municipios, el sector empresarial y las universidades, entre otros segmentos.

Abierto de Lunes, 30 en Porto Alegre, la reunión organizada por la Secretaría de Turismo de la capital del estado (SMTUR), que coordina la UTT de la ciudad, asistieron el coordinador de la Secretaría Técnica Permanente de las Mercociudades Red, Jorge Rodríguez, el asesor de la Secretaría Ejecutiva de la Red, Giovanna Arjonilla, los líderes de Turismo Montevideo, Claudio Quintana, Rocha, Ana Caram Rivero, y Montevideo (Uruguay), Alvaro Bertoni, de la ciudad de Villa Gesell Argentina, Walter Fontana, así como ingenieros y técnicos SMTUR áreas de planificación, comercialización e información turística.


Según el coordinador de relaciones institucionales SMTUR, Ronaldo García, las asociaciones entre lo público y privado se centrará en el proceso de integración de las ciudades de la región, con la implementación de proyectos orientados al desarrollo del turismo sostenible, la inclusión social y el fortalecimiento de la ciudadanía regional. Además de las asociaciones público-privadas se discutieron en necerssidade desarrollar actividades dirigidas a la promoción de rutas turísticas integradas entre los países que conforman la Red de Mercociudades. La creación de mecanismos de control y seguimiento de la información en el turismo, las formas integradas de comunicación y el intercambio entre las ciudades miembros de la UTT también se debe cubrir en los proyectos de futuro.

Tema de la agenda de la reunión, el calendario de actividades de la unidad temática fue re-evaluado. Así, los días 3 y 4 de agosto, los líderes de turismo se reunirán en la capital del Estado para abordar los temas del Congreso de la Unidad Temática de Turismo (UTT) Red Mercociudades, que se realizará en Porto Alegre.

Maio 30, 2011 - Turismo da Rede Mercocidades se reúne em Porto Alegre

Reunião da UTT em Porto Alegre, dia 30 de maio

Secretários e dirigentes de Turismo de municípios que integram a Rede Mercocidades reúnem-se hoje, 30, e amanhã, 31, no Hotel Embaixador, para definir os eixos temáticos do 5º Congresso da Unidade Temática Turismo (UTT) da organização. O evento irá ocorrer em outubro, em Porto Alegre, para debater projetos e iniciativas de desenvolvimento do setor no âmbito do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Criada em 1995, a Rede Mercocidades promove a inserção dos municípios no processo de integração do bloco regional. É integrada por 230 associados da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolívia e Peru.

Organizada pela Coordenação da Unidade Temática do Turismo sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), a abertura do evento contou com a participação do Secretário-adjunto, Raul Mendes da Rocha, pelo Assessor de Relações Institucionais da Secretaria do Turismo de Porto Alegre, Ronaldo Garcia, pelo Coordenador da Secretaria Técnica Permanente da Rede Mercocidades, Jorge Rodríguez e pela assessora da Secretaria Executiva, a cargo da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Giovanna Arjonilla. Raul Mendes da Rocha, pela Secretaria do Turismo de Porto Alegre ressaltou a "importância da aproximação e da troca de experiências para o desenvolvimento do turismo regional".



Ana Caram, Giovanna Arjonilla da SE e Jorge Rodríguez, da STPM da Red Mercociudades
Inovação e inclusão - A iniciativa do encontro preparatório da nova edição do congresso temático foi destacada pelo coordenador da Secretaria Técnica Permanente da Rede Mercocidades, Jorge Rodriguez. Ele lembrou a trajetória de 20 anos do bloco regional, completados em março deste ano, e estimulou as cidades integrantes da UTT a participarem do Projeto In – Inovação e Inclusão Social da Rede Mercocidades, que capacita governos locais e organizações não-governamentais para projetos regionais de desenvolvimento sustentável que integrem as cidades do Mercosul. Segundo Rodrigues, a proposta é chegar a 2012 com cerca de 60 projetos em execução, ou aptos à captação de recursos, envolvendo 108 cidades associadas à rede.

Participam também os dirigentes de Turismo de Montevidéu, Claudio Quintana, de Rocha, Ana Caram Rivero, e de Maldonado, Álvaro Bertoni (Uruguai), e da cidade argentina de Villa Gesell, Walter Fonte, além de técnicos da SMTUR das áreas de planejamento, marketing e informação turística. 

30 de mayo 2011 - Turismo Red de Mercociudades se reunirá en Porto Alegre

Secretarios y jefes de municipios de la Red de Turismo de Mercociudades se reúnen hoy, 30, y mañana, 31 en el Ambassador Hotel, para definir los temas del 5 º Congreso de la Unidad Temática de Turismo (UTT). El evento tendrá lugar en octubre en Porto Alegre para discutir proyectos e iniciativas de desarrollo del sector dentro del Mercado Común del Sur (Mercosur). Fundada en 1995, la Red de Mercociudades, promueve la participación de los municipios en el proceso de integración del bloque regional. Se compone de 230 miembros de Argentina, Brasil, Paraguay, Uruguay, Venezuela, Chile, Bolivia y Perú.

Organizado por la Unidad de Coordinación Temática de Turismo bajo la responsabilidad de la Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), el acto de apertura contó con la presencia del Secretario Adjunto, Raúl Mendes da Rocha, el Asesor de Relaciones Institucionales de la Secretaría de Turismo de Porto Alegre Ronaldo García, Coordinador de la Secretaría Técnica Permanente de la Red de Mercociudades, Jorge Rodríguez y asesora a la Secretaría Ejecutiva, a cargo de la Municipalidad de Belo Horizonte, Giovanna Arjonilla. Raul Mendes da Rocha, por Secretaría de Turismo de Porto Alegre destacó la "importancia de la aproximación y de intercambio de experiencias en el desarrollo del turismo regional."

Innovación e Inclusión - La iniciativa de la reunión preparatoria de la nueva edición del tema del Congreso fue destacada por el coordinador de la Secretaría Técnica Permanente de la Red de Mercociudades, Jorge Rodríguez. Recordó la trayectoria de 20 años del bloque regional, terminado en marzo de este año, y animó a los miembros de la UTT ciudades para participar en el proyecto In - Red de Innovación y la inclusión social de Mercociudades, que faculta a los gobiernos locales y organizaciones no gubernamentales para proyectos regionales desarrollo sostenible que integran las ciudades del Mercosur. Según Rodrigues, la propuesta es llegar a 2012 con cerca de 60 proyectos en curso o la capacidad para recaudar fondos, con la participación
108 ciudades asociadas a la red.

También participaron en los líderes de Turismo Montevideo, Claudio Quintana, Rocha, Ana Caram Rivero y Maldonado, Alvaro Bertoni (Uruguay), y la ciudad argentina de Villa Gesell, Walter energía, y las áreas técnicas SMTUR de planificación, comercialización e información turística.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Coordenação da Unidade Temática de Turismo da Rede Mercocidades

Informaciones de la Coordinación Unidad Temática de Turismo - Red Mercociudades.

La unidad temática presente en la Red desde 1995, debate las cuestiones enmarcadas en los diferentes aspectos del turismo haciendo de la ciudad un producto turístico en colaboración con los sectores públicos, privados y la sociedad.


Coordinación Unidade Tematica Turismo

Ciudad: Porto Alegre (Brasil)

Coordinador: Luiz Fernando S. Moraes / Secretário do Turismo

Teléfono: 55 51 3289-6700

Fax: 55 51 3289-6701

Direccion: Travessa do Carmo, 84 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90050-210

e-mail: lfmoraes@turismo.prefpoa.com.br