segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Luiz Fernando Moraes, Secretário de Turismo de Porto Alegre é uma das Personalidades do Turismo 2011

Personalidade do Turismo: veja os eleitos de 2011  
Por: Mario Brizon

Saiu o resultado da votação do maior prêmio do Turismo brasileiro: o Personalidade do Turismo 2011, que neste ano chegou à sua décima edição e trouxe uma novidade importante: foi realizada pela primeira vez pela internet, em um hotsite especial e totalizou 7.681 votos. A votação é livre e democrática, realizada pelo trade do turismo, que escolhe livremente as pessoas e instituições que mais se destacaram ao longo do ano. As dez pessoas e as três instituições mais votadas são as eleitas. 

O prêmio é oferecido pelo jornal MERCADO & EVENTOS e pela revista FOLHA DO TURISMO, veículos do Grupo Folha Dirigida e que têm o apoio da Associação Brasileira de Impresa (ABI) e Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav).

Os eleitos receberão os prêmios em uma solenidade de gala, que será realizada no dia 24 de novembro, no Golden Room do Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
Luiz Fernando Moraes, Secretário de Turismo de Porto Alegre e Presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur)
O que diz Luiz Fernando Moraes sobre o Prêmio Personalidade do Turismo 2011:

"Recebo a distinção com muita honra por se tratar da principal premiação do Turismo brasileiro.   Mas tenho a consciência de esse não é um prêmio individual, é acima de tudo um reconhecimento ao papel que os Municípios têm na indústria do Turismo bem como o espaço que os Destinos Indutores, por meio da Anseditur, vem assumindo como protagonistas do segmento. Queremos avançar ainda mais nessa organização local e regional, tornando os municípios ainda mais efetivos na governança do Turismo brasileiro junto ao governo federal e aos governos estaduais."



Os eleitos deste ano, em ordem alfabética, são:

Pessoas

André Lameiro, diretor de Vendas e Marketing da Brazil Hospitality Group (BHG)

David Neeleman, presidente do Conselho de Administração da Azul Linhas Aéreas

Juarez Cintra Filho, presidente do Grupo Ancoradouro

Luis Paulo Luppa, presidente da Trend Operadora

Luiz Farias, diretor de Marketing da Localiza

Luiz Fernando Moraes, secretário de Turismo de Porto Alegre e presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur)

Paulo Senise, diretor Executivo do Rio Convention & Visitors Bureau

Ralf Aasmann, diretor geral para o Brasil da Emirates Airline

Renê Hermann, presidente do Grupo Costa Cruzeiros para a América do Sul

William Périco, presidente da Associação das Agências de Viagens Independentes do Estado de São Paulo (Aviesp)

Instituições

Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa)

Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur)

Santa Catarina Turismo (Santur) 


Galeria das Grandes Personalidades do Turismo:

As pessoas e instituições que forem eleitas por três vezes, consecutivas ou não, não podem mais ser eleitas. Fazem parte desta seleta lista as seguintes personalidades: Adenauer Góes (presidente da Paratur), Álvaro Bezerra de Mello (ex-presidente do Conselho da Rede Othon e da ABIH Nacional), Caio Luiz de Carvalho (presidente da SPTuris), Chieko Aoki (presidente da Blue Tree Hotels), Eduardo Nascimento (presidente do Sindetur-SP), Eduardo Sanovicz (professor e consultor em Turismo), Guilherme Paulus (presidente do Conselho de Administração da CVC), Janyck Daudet (presidente do Club Med na América Latina), Jeanine Pires (presidente do Conselho de Turismo da Fecomercio-SP), Ruy Gaspar (diretor do Ocean Palace), Tasso Gadzanis (vice-presidente da SP Turis), Valter Patriani (presidente da CVC Operadora), Valdir Walendowsky (presidente da Santur), e Walfrido dos Mares Guia (ex-ministro do Turismo e ex-ministro das Relações Institucionais).

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Porto Alegre e Punta Del Este acertam ações turísticas

Acordo prevê realização da Semana de Porto Alegre em Punta Del Este


A Secretaria de Turismo de Porto Alegre e a Intendência do Departamento de Maldonado, Uruguai, firmaram acordo de cooperação para intercâmbios e ações promocionais conjuntas na área do turismo entre a Capital gaúcha e a cidade de Punta Del Este. A assinatura ocorreu nesta quinta-feira, 13, na cidade uruguaia, durante a abertura do encontro “Políticas públicas, cooperação internacional e produtos integrados – Mundial Brasil 2014”, com a presença da vice-ministra de Turismo e Esporte do Uruguai, Liliam Kechichián. O convênio foi assinado pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, o intendente de Maldonado, Oscar de los Santos, e o secretário geral, Maestro Gustavo Salaberry, na foto acima, com a vice-ministra de Turismo e Esporte do Uruguai, Liliam Kechichián.

Entre os primeiros resultados do acordo está a realização da Semana de Porto Alegre em Punta Del Este. A promoção, que também focalizará a Copa 2014, ocorrerá durante o verão de 2012 com o apoio do Departamento de Maldonado, que irão disponibilizar o local necessário na avenida Gorlero, a principal do famoso balnerário.  Da mesma forma, Punta Del Este terá o apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre para fazer sua promoção em ações culturais na Capital gaúcha. De acordo com Moraes, essas são algumas das iniciativas conjuntas decorrentes da cooperação, que deverá incluir também ações visando a qualificação de recursos humanos nos dois idiomas (espanhol e português), a integração de empresas do setor e a qualificação da conectividade aérea entre as duas cidades, em número de voos e preços.

“A iniciativa é um pontapé inicial para o desenvolvimento de rotas turísticas integradas, aproveitando a proximidade e a identidade cultural que temos com o Uruguai”, destaca Moraes, lembrando das oportunidades que se abrem com a Copa do Mundo de 2014. O encontro prossegue nesta sexta-feira, 14, para o detalhamento das ações e estabelecimento de cronogramas.

Conforme dados do Estudo da Demanda do Turismo Internacional no Brasil, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o Ministério do Turismo e divulgado no início desta semana, os turistas da América do Sul representam 46% dos visitantes internacionais que o Brasil recebeu em 2010. De acordo com o estudo, o Uruguai foi o terceiro maior emissor de turistas para Porto Alegre no mesmo ano.

Maldonado y Porto Alegre formalizan acuerdo de cooperación


Este jueves 13 de octubre se firmó un acuerdo de cooperación entre la Intendencia Departamental de Maldonado y la Secretaría de Turismo de Porto Alegre, estado de Río Grande, Brasil.

La firma del documento se realizó luego de la ceremonia de apertura del encuentro “Políticas Públicas, Cooperación Internacional y Productos Integrados- Mundial Brasil 2014” que comenzará a la hora 9.00 en el 5to piso del edificio comunal.


El convenio de cooperación será suscrito por el  Intendente Oscar de los Santos  y el  Secretario General Maestro Gustavo Salaberry  y  Luiz Fernando S. Moraes por la Secretaría de Turismo de Porto Alegre.

Luego de la bienvenida del intendente De los Santos y de la firma del acuerdo, habrá una presentación sobre Maldonado por la dirección general de Turismo.


 A las 10.30 horas representantes de agremiaciones de Porto Alegre comunicaron sobre las oportunidades de cooperación para presentar productos integrados con motivo de la realización de la Copa Mundial de Fútbol Brasil 2014.


Las autoridades de turismo Ana Caram ( Rocha ) y Claudio Quintana ( Montevideo ) presentres el evento

 Por la tarde a partir de las 15.30 horas  en el 5to piso  las asociaciones de empresarios y entidades de la zona fueron invitadas a participar de una reunión para definir eventuales acciones para promocionar Maldonado en el encuentro mundial.

Sobre el acuerdo

 Oscar de los Santos, Luiz Fernando Moraes y Ronaldo Garcia en la firma del acuerdo
Tiene como objetivo promover la cooperación para el conocimiento mutuo y el bienestar en todos los sectores de interés común.

Propone la promoción de intercambio de información disponible en ambas ciudades para la difusión de las atracciones turísticas y de recursos entre sus habitantes, así como la colaboración en documentos técnicos, estadísticas, formación de recursos humanos y la implementación de actividades de promoción en sus respectivos ámbitos de influencia. 
Los firmantes reconocen que el turismo promueve la paz, el progreso y el desarrollo económico, inclusión social y la integración regional.

Las partes expresan su interés en la promoción de la cooperación a través de actividades y proyectos que fomenten el desarrollo sostenible del sector turístico, la promoción de inversiones, difusión y aplicación de mejores prácticas y estándares en los servicios de ofrecidos. 

Por el acuerdo se plantea desarrollar e implementar acciones para la promoción recíproca de turismo en ambas ciudades, el establecimiento de estrategias conjuntas de cooperación para  mejorar el posicionamiento de cada una de las partes como destino turístico.

El plazo del convenio será por el periodo de dos años prorrogable en forma automática por igual período.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

ENCONTRO UNIDADE TEMÁTICA TURISMO EM CANELA, NO BRASIL


Unidade Temática de Turismo da Rede Mercocidades discutirá seu Congresso


RESERVE JÁ A SUA AGENDA !


ENCONTRO PREPARATÓRIO PARA O CONGRESSO DE TURISMO DA REDE MERCOCIDADES.

LOCAL: Hotel Continental Canela
CIDADE: CANELA, RIO GRANDE DO SUL - BRASIL
DATA:17  DE  NOVEMBRO 2011
HORÁRIO: 08:30 ÀS 18 HORAS


Informações  sobre  o  Hotel Continental Canela
Rua José Pedro Piva, 220 Centro - Canela - RS - Brasil – CEP: 95680 000
Fone: +55 54 3282 5600 Fax: +55 54 3282 4455       Toll Free: 0800 642 5600




P R O G R A M A Ç Ã O


08:30 – ENTREGA DE MATERIAL DAS CIDADES PARTICIPANTES E ABERTURA.

09:00 ÀS 12:00 – REUNIÃO COM O MERCADO: GOVERNOS LOCAIS, AGÊNCIAS E OPERADORAS DE TURISMO: DEBATE SOBRE AS DEMANDAS DO SETOR DE TURISMO E O PAPEL DOS GOVERNOS LOCAIS

12:00 ÀS 14:00 ALMOÇO NO LOCAL

14:00 ÀS 15:30 – REUNIÃO DOS GOVERNOS LOCAIS COM ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS E UNIVERSIDADES: DESENVOLVIMENTO DO SETOR DE TURISMO ATRAVÉS DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADA E COM A ACADEMIA

16:00 ÀS 17:30 – ENCONTRO DOS GOVERNOS LOCAIS COM ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS NACIONAIS: DEBATES E ENCAMINHAMENTOS SOBRE AS DEMANDAS DO SETOR DE TURISMO E DOS GOVERNOS LOCAIS



Solicitamos que nos confirmem o interesse em participar desta reunião da Unidade Temática de Turismo, para que possamos montar a logística de transporte de Porto Alegre para Canela ou Gramado no dia 16 de novembro e para o local do encontro, no dia 17 de novembro.

Despesas de passagens e hospedagens ocorrerão por conta de cada município da Rede Mercocidades.

Lembramos a todos que no dia 17 de novembro, às 20 horas, haverá a abertura do Festival de Turismo de Gramado.

Para maiores informações:  rgarcia@turismo.prefpoa.com.br