segunda-feira, 21 de maio de 2012

Porto Alegre - Corrida para Vencer o Diabetes

Corrida para Vencer o Diabetes atrai milhares ao Parcão

Foto: Ricardo Stricher/PMPA

Prefeito Fortunati acompanhou a largada dos corredores, que percorreram 4km.

Domingo ensolarado favoreceu a reunião de famílias e amigos que preencheram os arredores do Parque Moinhos de Vento (Parcão) durante a 14ª Corrida para Vencer o Diabetes, realizada pelo Instituto da Criança com Diabetes (IDC).

O prefeito José Fortunati acompanhou, com o presidente do ICD, Balduíno Tschiedel, a largada dos corredores, que percorreram os 4 quilômetros da prova. A prefeitura de Porto Alegre é apoiadora do evento, organizado para alertar sobre a doença e subsidiar o atendimento a mais de 2 mil crianças e adolescentes com diabetes.

A organização estima a venda de 25 mil camisetas alusivas à dupla Gre-Nal, resultando na arrecadação de R$ 325 mil. Os recursos, assim como as demais doações da comunidade, serão revertidos em infraestrutura, tecnologia e na compra de insumos. De acordo com a direção do ICD, o objetivo da instituição é prevenir as complicações decorrentes da doença e reduzir as internações hospitalares, oferecendo o tratamento ideal e levando aos pacientes o conhecimento e acesso a recursos e tecnologias. O instituto alcançou 73% de redução de internação hospitalar no último ano. 

O Instituto da Criança com Diabetes recebe pacientes com idade entre 0 e 20 anos. 
Conta com duas modalidades de atendimento: o Hospital-dia e o Ambulatório. 
Oferece aulas diárias de Educação em Diabetes, uma linha telefônica (Hot-Line) para esclarecimentos de dúvidas, orientações e casos de emergência para pacientes e familiares, Oficinas de Nutrição, Programa de Incentivo à Prática de Esportes, Programa de Fornecimento de Insumos e Projeto Bombas de Infusão. 


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Curtametragem nas Telas em Porto alegre- Inscrições para Concurso

Porto Alegre - Inscrições para concurso de Curtametragem



A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, recebe, no período de 14 de maio a 15 de junho de 2012, inscrições para a 39ª edição do Concurso Curta nas Telas. A inscrição será formalizada mediante a entrega da Ficha de Inscrição acompanhada de uma cópia em DVD do filme e ficha técnica.

Poderão participar filmes nacionais de curtametragem que tenham cópia em boas condições na bitola 35 mm, com duração de até 15 minutos e que tenham sido realizados após o ano de 1990. Excepcionalmente, neste edital, não serão aceitos filmes que tenham apenas cópia digital.

A premiação consistirá na exibição dos filmes selecionados, pelo período de 14 dias, no circuito comercial de cinemas de Porto Alegre, em sistema de rodízio entre as salas e no pagamento do direito de exibição, pela Secretaria Municipal da Cultura, no valor de R$ 2 mil.


O Regulamento está disponível aqui ou poderá ser solicitado pelo e-mail curtanastelas@smc.prefpoa.com.br.

Outras informações na Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia (CCVF), pelos telefones (51) 3289-8137 e (51) 3289-8135.








Conheça mais sobre o projeto visitando o blog www.curtanastelas.blogspot.com, que contem informações sobre todos os filmes selecionados.

Em 2011, o Curta nas Telas celebrou 15 anos de existência, já tendo exibido mais de 260 curtas todo o Brasil, sedimentando sua importância na difusão do curtametragem nacional. Uma longevidade alcançada graças à excelência do audiovisual brasileiro. 

Atualmente estão sendo exibidos os filmes selecionados na 38ª edição, contando com a parceria inestimável da APTC/RS e das salas de cinema integrantes do projeto: Arcoíris Cinema, Cineflix, Cinemark, Espaço Itaú de Cinema, GNC Cinemas e Guion Cinemas.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Calendário Eventos de Buenos Ayres - Mayo


Mayo
Buenos Aires Polo Circo 
Turismo cultural
Cuarta edición del festival de artes circenses que tuvo su exitoso debut en 2009. Con espectáculos, cursos, talleres y encuentros desarrollados por elencos y escuelas de circo argentinas y extranjeras.
3 al 14 de mayo
Sede: Polo Circo: Av. Juan de Garay
y Combate de los Pozos
 

Arte BA
Arte
La feria de arte contemporáneo más importante de América Latina llega a su edición número 21: un punto de encuentro entre galeristas, coleccionistas, artistas e instituciones culturales.
18 al 22 de mayo
Sede: La Rural
Horario: de 13 a 21




Mercociudades: Calendário - Mayo 2012

Mercociudades: Calendário - Mayo 2012 

Dia 1º - Día Internacional de los Trabajadores

3 al 5 - Encuentro de la Unidad Temática de Turismo de Mercociudades en la ciudad de Rocha, Uruguay. Más información: http://www.mercociudades.org/node/3406
 
7 al 11 - Visitas de negocios, capacitaciones y Ronda de Negocios, en Guarulhos, Brasil. Contacto: Tiago Muzilli (tiagomuzilli@guarulhos.sp.gov.br)

9 y 10 - Encuentro Nacional y Regional de la Unidad Temática de Ambiente y Desarrollo Sostenible por Rio + 20 en Canelones y Montevideo, Uruguay.
Más información: http://www.mercociudades.org/node/3392

14 al 20 - Torneo Sudamericano de Basquetbol Sub-16, San Carlos, Maldonado, Uruguay, con apoyo del Grupo de Trabajo de Deportes de Mercociudades
Más información:http://www.mercociudades.org/node/2226

16 - Reunión de ciudades brasileñas de la Unidad Temática de Educación, en São Bernardo do Campo (Brasil). Más información: http://www.mercociudades.org/node/3403

28 y 29 - Reunión de Coordinadores del Foro Consultivo de Municipios, Estados Federados, Provincias y Departamentos del MERCOSUR (FCCR). Buenos Aires, Argentina. En Palacio San Martín (a confirmar).

30, 31 de mayo y 1º de junio - Capacitación inicial del proyecto "Guarulhos sembrando el futuro", destinada a funcionarios municipales y mujeres de Guarulhos. Esta iniciativa fue formulada a través de "IN: Innovación y cohesión social", y seleccionada para su co-financiación. En su implementación, Guarulhos cuenta con la colaboración de Rosario y Belo Horizonte. (A confirmar).

31 de mayo y 1º de junio - Reunión de la Unidad Temática de Autonomía, Gestión y Financiamiento Municipal, en Neuquén, Argentina -
Más información:http://www.mercociudades.org/node/3413

Fecha sin definir - Reunión de la Unidad Temática de Educación, en Rosario, Argentina http://www.mercociudades.org/UTE