terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Unidades Temáticas deTurismo e Cultura se aproximam na Rede Mercocidades

Sérgio Rojas foi uma das atrações artísticas na programação SURPREENDA-SE COM PORTO ALEGRE promovida pelo Turismo de Porto Alegre em Punta del Este
Atividades promovidas no Complexo Ancap Gorlero, dentre elas a exposição de fotos turísticas de Porto Alegre e os shows de Sergio Rojas chamaram a atenção de centenas de turistas em Punta Del Este entre os dias 21 a 30 de janeiro,  dentro da programação denominada Sorpréndase con Porto Alegre,  promoção da Capital do estado do Rio Grande do Sul no principal balneário do Uruguai.

Esta programação é resultado do termo de cooperação firmado entre a Prefeitura de Porto Alegre, representada pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), e a Intendência Departamental de Maldonado, do Uruguai, que respondem respectivamente pela coordenação e subcoordenação da Unidade Temática Turismo da Rede Mercocidades, para ações conjuntas que estimulem o fluxo de visitantes entre os dois destinos.

Corredores culturais - Além das atividades artísticas e culturais, no sábado, 21, o assessor de Relações Institucionais da SMTUR, Ronaldo Garcia, representando o Secretário Municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, participou de reunião com os diretores de Cultura de todas as Intendências Departamentais do Uruguai, na Fundação Pablo Atchugarry. O encontro foi uma atividade da Unidade Temática da Cultura, da Rede Mercocidades, de aproximação com a Unidade Temática de Turismo da Rede.

Nos debates, que tiveram a participação do artista plástico Pablo Atchugarry, foi salientada a necessidade de parcerias entre o setor público e o privado para a promoção do turismo e da cultura, defendendo-se os corredores culturais entre os países do bloco do Mercosul. Na avaliação das duas Unidades Temáticas, as atividades conjuntas entre Turismo e Cultura entre as cidades da Rede irão ampliar as oportunidades de geração de emprego e renda, criarão novas oportunidades e irão contribuir para a superação de barreiras idiomáticas e de fronteiras, ainda existente entre países. Na ocasião, Atchugarry explicou que a fundação é um centro criado para promover as diferentes formas de manifestações criativas "e está à disposição para estimular a integração da cultura e o turismo não apenas no Uruguai, mas também com outros países".

Congresso - Representando a SMTUR e a Coordenação da Unidade Temática de Turismo da Rede Mercocidades, Garcia aproveitou o encontro para convidar as cidades que integram a Unidade Temática de Cultura para estarem presentes no Congresso Internacional de Turismo da rede a ser realizado em Porto Alegre no mês de março. "Este evento será uma boa ocasião para colocar em prática a integração do Turismo com a Cultura, através de parcerias entre os governos locais, instituições e empresas privadas vinculadas a esses setores tão importantes para a cidadania e as nossas cidades", afirmou Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário