quarta-feira, 20 de junho de 2012

Rio+20: encontro reúne mais de 70 prefeitos de grandes cidades

Foto: Divulgação/PMPA

José Fortunati participou do encerramento de plenária da C40, no Rio
Ao participar como representante da Rede Metrópolis na sessão plenária que encerrou o encontro do Climate Leadership Group (C40), o prefeito José Fortunati defendeu a necessidade das cidades assumirem cada vez mais o seu papel na dianteira do desenvolvimento de políticas de sustentabilidade e de enfrentamento das mudanças climáticas. Grupo internacional de articulação política para a sustentabilidade, o C40 reuniu durante toda a terça-feira, 19, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, mais de 70 prefeitos das maiores cidades do mundo.

“As pessoas sentem os reflexos dos problemas ambientais no local onde vivem. É lá, nas cidades, que as políticas devem ser ainda mais contundentes. Tudo para gerar bem-estar e qualidade de vida”, destacou Fortunati, lembrando ações que vêm sendo desenvolvidas em Porto Alegre, como o Projeto Integrado Socioambiental, que permitirá a elevação da capacidade de tratamento de esgotos de 27% para 77% até 2012, e a implantação do sistema de transporte urbano, o BRT.

Mesmo defendendo a necessidade das cidades assumirem papel importante nas ações de sustentabilidade, Fortunati ressaltou a necessidade de os agentes envolvidos engajarem-se nesse desafio. “Precisamos de uma ampla articulação que envolva todas as esferas públicas, mas que envolva também a iniciativa privada, a sociedade civil organizada e a conscientização de todos os cidadãos”, disse, enfatizando o importante papel do Orçamento Participativo e do movimento “Porto Alegre: Eu Curto. Eu Cuido.” na governança da sustentabilidade da Capital.

A coordenação da sessão plenária foi integrada ainda pelo presidente do Local Governments for Sustainability (ICLEI), David Cadman, e pela diretora da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Lamia Kamal-Chaoui.

Estande - para expor as principais iniciativas de sustentabilidade e governança desenvolvidas pela cidade durante as atividades na Rio+20, o estande de Porto Alegre, localizado no Parque dos Atletas (avenida Salvador Allende, s/nº, Barra da Tijuca), apresentou:

- Socioambiental: até 24 de junho, o visitante poderá conhecer o Projeto Integrado Socioambiental (Pisa), realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), que será responsável por garantir que o tratamento de esgotos seja ampliado de 27% para 77%, melhorando significativamente a qualidade da água do Lago Guaíba. As tecnologias diferenciadas utilizadas para o grande impulso no saneamento em Porto Alegre estão expostas no espaço por meio de vídeos e imagens.

- Movimento Porto Alegre: Eu Curto. Eu Cuido. é um movimento que une a mobilização dos porto-alegrenses com ações concretas da prefeitura. Dentro da iniciativa estão projetos que envolvem limpeza urbana, revitalização dos passeios públicos e respeito no trânsito.

- Orçamento Participativo: Aprofunda a relação da prefeitura com a população desde 1989. É um processo dinâmico, pelo qual a população decide, de forma direta, a aplicação dos recursos em obras e serviços que serão executados pela administração municipal. O OP é referência em democracia para o mundo. Conforme a ONU, é uma das 40 melhores práticas de gestão pública urbana no mundo.

Rede Metropolis - Criada em 1985, a Associação Mundial das Grandes Metrópoles (Metropolis) é uma rede internacional que agrupa grandes cidades e governos metropolitanos de todo o mundo com o objetivo de fomentar a transferência de conhecimentos e boas práticas urbanas.

Porto Alegre integra o Conselho de Administração da rede Metrópolis. José Fortunati, prefeito da Capital, é tesoureiro do fundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário