quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Feira de agro-alimentos, artesanatos e fóruns para o desenvolvimento turístico no âmbito de terceiro projeto financiado por IN

De 10 a 12 de fevereiro ocorreu na localidade de San Pedro de Colalao, (Tucumán - Argentina) a Feira de agro-alimentos, artesanatos e fóruns participativos para o desenvolvimento turístico do Vale do Choromoro. O evento foi organizado pela Cooperativa Generar Limitada como parte do terceiro projeto financiado por IN (Inovação e Coesão Social) de Mercocidades.

O projeto "Fortalecendo a competitividade de empreendimentos produtivos, rurais e urbanos da província de Tucumán, noroeste de Argentina" em que se enquadra esta atividade, se executa em conjunto com a Prefeitura de Porto Alegre, Brasil, através da Secretaria do Turismo - SMTUR.

Da mesma maneira que os outros dois projetos financiados por IN, contam com sócios da região a fim de incentivar e aprofundar a integração regional desde o local. Em particular, este projeto tem como objetivo fortalecer a competitividade de empreendimentos produtivos da região, incentivar o desenvolvimento territorial facilitando vínculos de integração com o MERCOSUL, criar novos canais para a produção e comercialização, compartilhar espaços de diálogo para a troca de saberes e refletir sobre políticas de gênero.

Dentre as atividades desenvolvidas estavam um passeio comercial, cultural e de fóruns de debate, arredor da praça principal em ruas, praças e lugares ao ar livre e telhados em 32 stands e a realização de  oficinas culturais, fóruns e diversas conferências a cargo de profissionais internacionais e locais.

Participaram artesãos, elaboradores de tecidos, doces e conservas, mulheres empreendedoras da região e jovens prestadores de turismo rural.

Como parte da organização também participaram o INTA Trancas (Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária), a UNSTA (Universidade do Norte Santo Tomás de Aquino), a Comuna Rural de San Pedro de Colalao e o Grupo Cambio Rural Coquena.

Entre os profissionais que participaram na Feira com suas palestras contamos com Ricardo da Fontoura (Porto Alegre - Brasil) e Leopoldo Rodríguez (Universidade de Portland) e com a presença do Coordenador Nacional do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do MERCOSUL (FCCR) seção Argentina, embaixador José Alberto Vitar (Subsecretário de Integração Econômica de América e MERCOSUL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário