Informaciones de la Unidade Temática de Turismo - Red Mercociudades.
MERCOCIUDADES es la principal red de municipios del MERCOSUR y un referente destacado en los procesos de integración. Fue fundada en 1995 con el objetivo de favorecer la participación de los municipios en el proceso de integración regional, promover la creación de un ámbito institucional para las ciudades en el seno del MERCOSUR y desarrollar el intercambio y la cooperación horizontal entre las municipalidades de la región.
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Mercocidades quer interlocução com governos nacionais
Reunião da Unidade Temática de Turismo da Rede Mercocidades ocorreu dia 17 de novembro, em Canela, na Serra Gaúcha
Bel Mesquita, Secretária Nacional de Políticas de Turismo, representou o Ministro do Turismo
A ampliação das relações entre os governos locais com entidades privadas do setor e a área acadêmica é a base para que ocorra o crescimento e o desenvolvimento sustentável do turismo entre os países do Mercosul. No entanto, é necessária a interlocução dos governos locais com as esferas governamentais nacionais para a solução de gargalos próprios ao chamado Turismo de Fronteiras, como maior conectividade aérea, linhas de financiamento para investimentos em infraestrutura receptiva, sistemas de informação e roteiros integrados, para que se concretize o processo de integração regional.
Luiz Fernando Moraes, Secretário de Turismo de Porto Alegre e Bel Mesquita, representante do Ministro do Turismo
Esse foi um dos temas centrais da reunião da Unidade Temática Turismo (UTT) da Rede Mercocidades que ocorre durante esta quinta-feira, 17, em Canela, cidade turística da Serra Gaúcha. Coordenada pelo secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes (a capital gaúcha responde pela coordenação da UTT), a primeira etapa do encontro teve a presença da secretária nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita, que abordou justamente o Programa de Turismo de Fronteira – Frontur. O programa foi lançado em agosto deste ano pelo Ministério do Turismo e que deve passar por uma revisão visando à efetiva transversalidade com os ministérios do Turismo dos países vizinhos ao Brasil.
“Não podemos pensar no crescimento do setor sem compreender a importância do Turismo de Fronteira uma vez que a América do Sul responde por 46% dos turistas estrangeiros que entram no Brasil, vindos especialmente do Uruguai e Argentina”, destacou Bel. Diante da importância do tema, a secretária propôs à coordenação da UTT que o Frontur seja tema da pauta do próximo Congresso Internacional da UTT Mercocidades, que ocorrerá em Porto Alegre no primeiro semestre do próximo ano. A ideia é que do evento saiam propostas concretas de ação de integração entre os países do Mercosul. "Este debate é essencial para os governos locais no processo de aproximação regional através do turismo", enfatizou Moraes.
Ronaldo Garcia, Assessor de Relações Institucionais da SMTUR,destaca a presença de parceiros dos governos locais
O encontro registra o maior quórum já alcançado pelo colegiado, com a participação de lideranças políticas, empresários e dirigentes de entidades do Turismo, além de represantantes da Academia.
João Moreira, da Federação Brasileira de Conventions & Visitors Bureau e Luiz Nuñez
Participam ainda o presidente da Federação Brasileira de Conventions & Visitors Bureau, os secretários de Turismo de Belém (Pará), Wady Kayat, e de Bento Gonçalves (RS), Ivane Fávero, e o vice-presidente da São Paulo Turismo, Tasso Gadzanis, integrantes da diretoria da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur), presidida por Moraes.
Adriana Peña Fernández, Ana Claudia Caram e Gerardo Viñales
Destacamos também a presença da Dra. Adriana Peña Fernández, Intendenta Departamental de Lavalleja, Alvaro Bertoni , Gerardo Viñales, Javier Báez Frugone e Enrique Puentes, da Intendencia Departamental de Maldonado, Luiz Núñez da amara de Turismo de Rivera, Ana Caram, de Rocha, Maiela Zubizarreta, de Colônia, Claudio Quintana e Santiago Unanian, de Montevideo.
Enzo Arns, Jorge MartinèzJorge, Alvaro Bertoni, Javier Frugone e Enrique Puentes
Gerardo Viñales, Mariela Zubizarreta, Patricio Alves e Raúl Sarosola
Javier Frugone, Enrique Puentes, Claudio Quintana, Santiago Unanial e Rossana Campodonico da Universidad de la República Uruguay e Luiz Nuñez
Tasso Gadzanis, Wady Salim Khayat e Joseano Schmitt
Silvana Castelli e Darci Kops - Castelli Escola Superior de Hotelaria
Simone Manfreini Bender - Universidade Caxias do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário