segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Porto Alegre e Punta Del Este acertam ações turísticas

Acordo prevê realização da Semana de Porto Alegre em Punta Del Este


A Secretaria de Turismo de Porto Alegre e a Intendência do Departamento de Maldonado, Uruguai, firmaram acordo de cooperação para intercâmbios e ações promocionais conjuntas na área do turismo entre a Capital gaúcha e a cidade de Punta Del Este. A assinatura ocorreu nesta quinta-feira, 13, na cidade uruguaia, durante a abertura do encontro “Políticas públicas, cooperação internacional e produtos integrados – Mundial Brasil 2014”, com a presença da vice-ministra de Turismo e Esporte do Uruguai, Liliam Kechichián. O convênio foi assinado pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, o intendente de Maldonado, Oscar de los Santos, e o secretário geral, Maestro Gustavo Salaberry, na foto acima, com a vice-ministra de Turismo e Esporte do Uruguai, Liliam Kechichián.

Entre os primeiros resultados do acordo está a realização da Semana de Porto Alegre em Punta Del Este. A promoção, que também focalizará a Copa 2014, ocorrerá durante o verão de 2012 com o apoio do Departamento de Maldonado, que irão disponibilizar o local necessário na avenida Gorlero, a principal do famoso balnerário.  Da mesma forma, Punta Del Este terá o apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre para fazer sua promoção em ações culturais na Capital gaúcha. De acordo com Moraes, essas são algumas das iniciativas conjuntas decorrentes da cooperação, que deverá incluir também ações visando a qualificação de recursos humanos nos dois idiomas (espanhol e português), a integração de empresas do setor e a qualificação da conectividade aérea entre as duas cidades, em número de voos e preços.

“A iniciativa é um pontapé inicial para o desenvolvimento de rotas turísticas integradas, aproveitando a proximidade e a identidade cultural que temos com o Uruguai”, destaca Moraes, lembrando das oportunidades que se abrem com a Copa do Mundo de 2014. O encontro prossegue nesta sexta-feira, 14, para o detalhamento das ações e estabelecimento de cronogramas.

Conforme dados do Estudo da Demanda do Turismo Internacional no Brasil, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o Ministério do Turismo e divulgado no início desta semana, os turistas da América do Sul representam 46% dos visitantes internacionais que o Brasil recebeu em 2010. De acordo com o estudo, o Uruguai foi o terceiro maior emissor de turistas para Porto Alegre no mesmo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário