sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Porto Alegre reeleita para coordenar Turismo de Mercocidades

Secretário Moraes representa prefeito na 16ª Cúpula da Rede Mercocidades.


Secretário de Turismo, Luiz Fernando Moraes e Ronaldo Garcia, da SMTUR
 
Porto Alegre estará representada na Rede Mercocidades, através da Secretaria Municipal de Turismo. A capital gaúcha foi reconduzida à coordenação da Unidade Temática Turismo (UTT) da Rede Mercocidades para a gestão 2012. Na subcoordenação, assumiu a cidade uruguaia de Maldonado.

A eleição ocorreu hoje, 2, na assembleia geral da 16ª Cúpula da Rede Mercocidades, em Montevideo, que promoveu alterações nas coordenações das 14 Unidades Temáticas que integram a Rede.  Porto Alegre assumiu a coordenação da UTT no final de 2010, sendo a única representação da capital gaúcha na estrutura das Mercocidades que reúne 268 cidades dos países do Mercosul.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, que representa o prefeito José Fortunati na 16ª Cúpula, a assembleia geral também promoveu uma readequação no estatuto da rede Mercocidades e transferiu a Secretaria Executiva da organização de Belo Horizonte (MG) para Montevideo com a eleição dos novos membros de sua diretoria.

Metas - De acordo com Moraes, a UTT terá como próxima meta a realização do seu Congresso Internacional com participação efetiva das cidades que fazem parte da unidade temática. O evento deverá ocorrer em Porto Alegre até maio de 2012. Outro foco será intensificar os estudos e projetos para fazer do turismo um agente efetivo de integração regional.

O coordenador da UTT ressalta que o objetivo é ampliar essa linha de trabalho entre as cidades do bloco. Como exemplo, Moraes cita a parceria firmada entre Porto Alegre e Maldonado que já trabalham na criação de uma rota turística que faça a conexão entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai a partir das duas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário