quinta-feira, 22 de março de 2012

8º Congresso Internacional de Turismo da Rede Mercocidades tem como temática o Turismo sem Fronteiras

8º Congresso Internacional de Turismo da Rede Mercocidades
 
Abertura do 8º Congresso Internacional de Turismo da Rede Mercocidades, ocorreu nesta quinta-feira, dia 22 de março, com a presença de autoridades públicas e representação da Rede Mercocidades. Presentes, José Fortunati, Prefeito de Porto Alegre, Cezar Busatto, Secretário de Coordenação política e governança Local, Ver. João Carlos Nedel, representando a Câmara de Vereadores,Luiz Fernando Moraes, Secretário de Turismo, Ruben Garcia, da Secretaria Executiva da Rede Mercocidades e Jorge Ariel Rodriguez, da Secretaria Técnica Permanente da Rede Mercocidades.


Prefeito José Fortunati destaca a temática do Congresso salientando o papel de protagonismo dos governos locais para alcançarmos a integração regional entre nossos países.

“O papel da imprensa e o setor de turismo – O que é notícia no turismo e a sua vinculação com a imagem turística local”

Este tema abriu os trabalhos do 8º Congresso Internacional de Turismo Rede Mercocidades, em Porto Alegre. Um dos pontos de consenso entre os participantes dos debates foi a necessidade de as mídias darem mais atenção ao setor pela importância que assumiu na economia global.

A secretária do Circulo de Periodistas de Turismo del Uruguai (Cipetur), Maria Shaw, apresentou o Fórum de Imprensa de Turismo do Mercosul. Criado em 2009, em São Paulo, é integrado por associações nacionais de jornalistas do setor, como Uruguai, Chile, Peru e Bolívia, devendo ser ampliado com a participação da Argentina e Paraguai. O Fórum nasceu como um espaço de discussão de temas comuns de jornalistas do Mercosul e demais países da América do Sul. A participação da organização no Congresso foi considerada por Maria Shaw um dia histórico. “Foi decidido neste evento ampliar o alcance e a denominação de nossa entidade que passará a ser Fórum Iberoamericano de Imprensa Turística”, disse.

Ética - Helcio Estrella, presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), destacou o papel do turismo na economia mundial e sua capacidade de gerar empregos e seus benefícios sociais. Na sua avaliação, o jornalista especializado neste setor não pode, contudo, fugir à ética do jornalismo em geral. “Este profissional tem compromisso com a valorização do destino turístico, mas não pode omitir os fatos que possam ter impacto negativo na atividade turística, como, por exemplo, catástrofes climáticas, questões de saúde pública e segurança”, afirmou. Para Estrella, o turista precisa ser informado para se preparar e evitar situações de risco. O presidente da Abraget elogiou o evento. “Esse é um dos poucos encontros louváveis, porque parte das bases, caminho em que o jornalismo de turismo deve investir”, disse.
Já Elena Villar, presidente da Associação de Imprensa de Turismo do Peru (Prensatur), destacou a honestidade como a responsabilidade principal dos profissionais de imprensa do setor. “Jornalistas de turismo são conhecidos como jornalistas da pena branca, por trabalharem com os conceitos de paz, integração e sustentabilidade”, afirmou, lembrando que muitos países pobres colocaram suas esperanças em sair da pobreza por meio do turismo. “Por isso, a responsabilidade em seus ombros é grande em fazer chegar aos receptores da informação a importância do turismo para desenvolvimento dos povos e também da consciência turística”, destacou. Para Elena, os profissionais deste segmento devem deixar o sensacionalismo de lado para ser um escritor de sonhos, “pois o turismo vende lugares de sonhos que as pessoas esperam um dia conhecer”.

Números do setor
- Salvador Dias, da Associação dos Jornalistas Europeus, abordou os meios de comunicação online no turismo, destacando que as novas tecnologias podem modificar o planejamento de férias das pessoas em todo o mundo. Para que o turismo conquiste lugar permanente nas mídias, além das páginas dos cadernos de viagens, disse ser necessário que a divulgação dos destinos adote estratégias baseadas nas tendências de mercado. “O Turismo é um setor que produz desenvolvimento social e ambiental e deveria merecer cobertura da mídia de forma mais relevante por sua importância global”, defendeu. Aos participantes do painel, Dias apresentou alguns números que, segundo ele, são dados “pouco divulgados nos veículos de comunicação”. De acordo com Dias, o setor de viagens e turismo constitui uma das maiores indústrias do mundo, que em 2012 terá uma contribuição direta de US$ 2 trilhões na economia global e irá gerar 100 milhões de empregos. “Qual a razão para as mídias não darem atenção à importância do setor?”, questionou ao final.

O vice-presidente da Associação dos Jornalistas de Turismo do Chile, Basko Asún, reforçou a ideia apresentada por Elena Villar, de que o turismo é uma das poucas atividades em que se vendem sonhos. Ele ainda destacou a criação da rede virtual de comunicações em Turismo Iberoamerica, que será administrada pelo Fórum de Imprensa Turística do Mercosul. ”O objetivo mais importante é ser uma fonte de informação e divulgação entre os países e no interior dos países. Queremos questionar e apoiar as ações de difusão, informação e promoção que contribuam para posicionar e melhorar a imagem do turismo”, explicou.

O presidente do Circulo de Periodistas de Turismo del Uruguai (Cipetur) e coordenador-geral do Fórum de Imprensa Turística do Mercosul, Roque Baudeon, encerrou o painel. “Se não temos desenvolvimento turístico, não temos comunicação", resumiu.

Fonte: PMPA/SMTUR

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