quinta-feira, 15 de março de 2012

Turismo sem fronteiras e Copa 2014 serão debatidos na Capital

8º Congresso Internacional de Turismo da Rede Mercocidades



Porto Alegre irá sediar, de 22 a 23 deste mês, o 8º Congresso Internacional de Turismo da Rede Mercocidades, evento que trará à capital gaúcha governantes, empresários, dirigentes de entidades, jornalistas especializados e associações de profissionais de imprensa do setor do Brasil, de países da América Latina e Europa. Nos painéis que compõem a programação do encontro, serão debatidos temas em torno dos quais o evento pretende resultar em ações de curto e médio prazo tendo em vista as demandas que o setor do Turismo terá nos países do Mercosul com a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Os debates irão focalizar três temas centrais que foram definidos nas reuniões da UTT em 2011: Turismo sem fronteiras, desenvolvimento de novos destinos e produtos turísticos regionais unindo municípios das Mercocidades, e articulação de parcerias entre os setores público e empresarial para o incremento da atividade turística na economia dos países do bloco regional. O 8º Congresso Internacional de Turismo é promovido pela Unidade Temática Turismo (UTT) da Rede Mercocidades, coordenada pela Secretaria de Turismo de Porto Alegre.

Abertura -
O Congresso ocorrerá no Hotel Embaixador, no Centro Histórico da Capital. A abertura, dia 22, às 10h, será feita pelo prefeito José Fortunati e o secretário municipal de Turismo e coordenador da UTT, Luiz Fernando Moraes, com a presença de representantes dos Ministérios do Turismo do Brasil e do Uruguai, de autoridades do setor vinculadas à Mercocidades e convidados.

“O papel da imprensa e o setor de Turismo: o que é notícia no Turismo e a sua vinculação com a imagem turística local” será o tema do primeiro painel do evento, que reunirá, às 14h, dirigentes de associações nacionais de jornalistas e da imprensa especializada no setor do Brasil, Uruguai, Perú, Bolívia, Chile, Portugal e do Fórum de Imprensa Turística do Mercosul.

Turismo de fronteiras - Ao todo serão oito painéis durante os dois dias do congresso para tratar das oportunidades, desafios, perspectivas de parcerias, de projetos integrados, de negócios e produtos para a Copa 2014 nas áreas do esporte, da cultura, da educação e do turismo rural. No dia 23, às 14h, o tema em pauta será Turismo de Fronteira entre o Brasil e países vizinhos, que será abordado pelo diretor do Departamento de Relações Internacionais da Secretária Nacional de Políticas de Turismo, do Ministério do Turismo do Brasil, Patric Lottici Krahl, do secretário de Turismo Paraná e coordenador do Núcleo Regional para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira daquele estado, Faisal Saleh, e do coordenador da Secretaria Técnica Permanente da Rede Mercocidades e diretor do projeto IN, Jorge Ariel Rodrigues, do Uruguai.

Rota Tche – No último dia do encontro, às 15h15, o secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, o subdiretor geral de Turismo da Intendência de Maldonado, Álvaro Bertoni, e o presidente do Ente de Turismo de Rosário, Argentina, Héctor de Benedictis, farão a apresentação e lançamento do projeto de turismo regional “Produtos Integrados Mundial 2014 – Capitais Gaúchas/Rota Tche”. Iniciativa pioneira na Rede Mercocidades, a rota turística compõem um mapa de produtos e serviços turísticos dos estados do Sul do Brasil, de províncias uruguaias e argentinas para potencializar o fluxo turístico na região durante o Mundial.

O 8º Congresso Internacional de Turismo da Rede Mercocidades está aberto à participação de representantes do setor público e de entidades privadas, universidades, profissionais e empresários do setor, estudantes, profissionais de imprensa e comunidade em geral. As inscrições devem ser feitas no site http://portoalegre.travel/congressointernacionaldeturismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário