sexta-feira, 23 de março de 2012

8º Congresso Internacional de Turismo Mercocidades em Porto Alegre


22/03/2012
www.mercadoeeventos.com.br
Cliapdo em 23/03/2012
Congresso Internacional de Turismo começa hoje em Porto Alegre


Porto Alegre é a cidade sede do 8º Congresso Internacional de Turismo da Rede Mercocidades. A abertura do evento foi realizada na manhã de hoje (22/03), no Hotel Embaixador, no Centro Histórico. Para o secretário Luiz Fernando Moraes o congresso coloca Porto Alegre no centro da discussão sobre o turismo do Mercosul. De acordo com ele, amanhã (23/03) será assinado um termo de cooperação para a criação de uma rota de integração turística entre Brasil, Uruguai e Argentina. “Queremos fazer da Rota Tchê um produto turístico único com a união dos países do Mercosul”, comentou. 
Em oito painéis, o congresso vai debater e apresentar propostas de parceiras das áreas públicas e privadas dos municípios integrantes da Rede Mercocidades que resultem em ações de curto e médio prazo em preparação para as demandas da Copa e, ao mesmo tempo, estimulem o turismo como fator de integração regional, de desenvolvimento econômico e social das comunidades locais.
 O primeiro painel tem como foco “O papel da imprensa e o turismo”, em que jornalistas e dirigentes de associações nacionais de imprensa de vários países vão abordar a comunicação no turismo, as vinculações das notícias do setor com a imagem dos destinos, a responsabilidade do jornalista especializado diante da sociedade e a criação de uma rede virtual de comunicação no segmento. Participarão profissionais do Brasil, Uruguai, Peru, Bolívia, Chile, Portugal e do Fórum de Imprensa Turística do Mercosul.
A realização da Copa do Mundo 2014 está no centro das discussões. O evento é visto como uma oportunidade para que os países do Mercosul, principalmente os que fazem fronteira com o Brasil, não desempenhem apenas o papel de emissores de visitantes para as cidades brasileiras, mas também se beneficiem com o fluxo de turistas internacionais que o mundial vai promover em direção à América do Sul.
 O prefeito José Fortunati falou da importância da preparação dos países vizinhos para agirem de forma integrada com o objetivo de oferecer atrativos aos visitantes da Copa de 2014. “Ao longo de muitos anos as cidades disputavam a vinda de turistas. Chegou a hora de unirmos esforços e recursos, criando alternativas de lazer para os visitantes", afirmou.
A preparação para a Copa 2014 dos estados brasileiros que fazem fronteira com países sul-americanos, em especial Argentina e Uruguai por responderem com mais de 40% dos turistas estrangeiros que entram no Brasil, também será tratada nas questões que envolvem o Turismo de Fronteira. O tema será abordado com a participação do coordenador da Secretaria Técnica Permanente da Rede Mercocidades, Jorge Ariel Rodriguesm (Uruguai), do secretário municipal de Turismo de Sant’Ana do Livramento, Eduardo Ney Oliveira, do secretário de Turismo do Paraná, Faisal Saleh e do diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Ricardo Martini Moesch.
O subdiretor-geral de Turismo da Intendência Departamental de Maldonado, Uruguai, Álvaro Bertone, ressaltou que se está apostando na regionalização do turismo para fomentar o setor em âmbito internacional. O prefeito José Fortunati e os secretários municipais de Turismo e coordenador da Unidade Temática Turismo da Mercocidades, Luiz Fernando Moraes, e de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto, também participaram da cerimônia. A solenidade reuniu ainda representantes dos Ministérios do Turismo do Brasil e do Uruguai e autoridades do setor de municípios da Mercocidades.
O evento é promovido pela Unidade Temática Turismo (UTT) da Rede Mercocidades, coordenada pela Secretaria de Turismo de Porto Alegre, e tem o apoio da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local e da Procempa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário